No principio a tatuagem nas sociedades ocidentais, era vista como uma prática marginalizada. As pessoas que tinham eram vistas como criminosas, degeneradas e viviam à parte da sociedade geral. Mas a tatuagem ganha cada vez mais adeptos. Está se mostrando não ser apenas uma moda passageira, e sim um estilo que veio para ficar em definitivo. Conquistar cada vez mais pessoas com a ideia de exibir uma tatuagem.
Desde os anos 1970 as tatuagens tem se destacado. É comum para ambos os sexos e todas as classes econômicas. Utilizada pelos grupos etários a partir dos anos de adolescência e posteriores à meia-idade.
A tatuagem tem sofrido redefinição dramática e deslocou-se de uma forma de desvio para uma forma aceitável de expressão. E enquanto a aceitação aumenta, o preconceito está cada vez menor.
Tatuagens têm experimentado um ressurgimento da popularidade em muitas partes do mundo. Particularmente na Europa, Japão, América do Norte e do Sul.
Durante a década de 2000, a presença de tatuagens tornou-se evidente dentro da cultura pop. Inspirando programas de televisão como A & E Inked e TLC de Miami Ink e LA Ink.
O acesso à equipamentos e materiais de qualidade e procedência está cada vez mais fácil. Os estúdios de tatuagem estão cada vez mais responsáveis e profissionais. Se preocupando não só com a qualidade da tatuagem, como também na segurança dos clientes. Assim sendo, a tendência do mercado é evoluir cada vez mais. O que impulsiona o tatuador a buscar mais informações de profissionais e empresas comprometidas com essa nova fase do ramo.
O crescimento da cultura da tatuagem tem visto um fluxo de novos artistas para a indústria. Muitos dos quais têm formação técnica em artes plásticas. Juntamente com os avanços em pigmentos de tatuagem e do refinamento contínuo dos equipamentos utilizados para a tatuagem. Isso levou a uma melhoria na qualidade das tatuagens sendo produzidas.
Mas o que você deve fazer para se tornar um tatuador profissional e entrar de cabeça nesse mercado?
Como se tornar um profissional.
Atrás de um artista de tatuagem profissional existe uma longa história de aprendizado, suor, referências e informações que devem ser reconhecidas e valorizadas.
O caminho para se tornar um profissional é longo e nessa área só a prática, o tempo e as boas referências levam a perfeição. Mas sem esquecer que existe uma constante evolução. Mesmo os tatuadores mais experientes nunca deixam de buscar conhecimento de novas técnicas, tendências e referências para seus trabalhos.
Para isso, o tatuador nunca deve deixar a humildade de lado. Por mais experiência que tenha, sempre há algo a aprender com outras pessoas. Independentemente de sua região, formação, etc. A troca de experiências é essencial para essa evolução, não só como profissional, mas também para o lado pessoal, evoluindo o ser como um todo.
Técnica e higiene também são imprescindíveis, pois, além da estética, esses profissionais estão lidando com a saúde das pessoas.
Normalmente a trajetória na profissão começa trabalhando nos estúdios sob a orientação de um tutor já experiente. O tutor deve saber como passar as principais técnicas e de como cada um deve evoluir seu talento. Muitos começaram como aprendizes, e foram aprimorando sua técnica até finalmente estarem tatuando profissionalmente.
Buscar um curso profissionalizante de desenho, pintura e tatuagem tem sido uma prática crescente para tatuadores. Que adquirem mais experiência explorando o máximo de seu talento. Agregando também o repertório de artistas já renomados, aumentando seu reconhecimento como artista.
Lembrando que é muito importante que para se tornar um tatuador profissional não basta usar os melhores materiais do mercado e fazer os melhores curso existentes. É necessário que a pessoa seja um artista e a máquina de tatuagem seja apenas um meio de passar seu dom. Que ao longo de tempo será cada vez mais aperfeiçoado.
Os estilos mais comuns de tatuagem
Os estilos variam muito de artista para artista e também devem atender aos desejos dos clientes. Os mais difundidos são:
Old School
A forma mais tradicional de tatuagem. Comumente utilizada por marinheiros do século X
dos marinheiros, como mulheres, corações, gaivotas, facas, cordas, âncoras, rosas e etc.
New School
Representa um estilo mais moderno de tatuagem. Caracterizado por cores bem vibrantes. Desenhos em três dimensões e perspectiva. Traços que remetem a graffitis e aos desejos dos jovens moderno
Tribal
Desenhos monocromáticos de motivos tribais com formas geométricas ou desenhos abstratos que normalmente são desenhados diretamente na pele do cliente.
Realismo
O realismo busca reproduzir com exatidão uma imagem, seja ela de uma pessoa, um animal ou uma celebridade. Como forma de homenagem ou recordação. Utiliza muitos sombreados e traços complexos. E muitas vezes é feita em preto e branco e colorido
Equipamento
Ferramentas básicas incluem: a máquina de tatuagem, fonte de alimentação, cabo de clipe, pedal, biqueira, agulhas e tinta de tatuagem.
Máquina
O equipamento básico é uma boa máquina de tatuagem. Máquinas de tatuagem usam bobinas eletromagnéticas para mover uma barra para cima e para baixo. Ligada à barra fica a agulha agulha que perfura e empurra a tinta na pele.
Esta máquina é a mais tradicional e não mudou muito desde sua concepção. Além de máquinas de tatuagem de bobina também existem máquinas de tatuagem rotativas, que são movidos por motores em vez de bobinas eletromagnéticas.
A maioria das máquinas de tatuagem modernas possuem controle da profundidade da agulha, velocidade e força de aplicação. O que permitiu a tatuagem se tornar uma forma de arte muito precisa.
Agulhas
Uma tatuagem também pode precisar de vários conjuntos de agulhas diferentes, tanto de traço quanto de pintura, tais como agulhas de traço round, agulhas de pintura round, agulhas de pintura magnum, e agulhas de pintura flat de acordo com o tipo de trabalho que virá a ser realizado, que variam na quantidade de agulhas soldadas juntas, dependendo do tamanho da tatuagem.
Higiene
Antes da tatuagem começar o cliente é convidado a aprovar a posição do estêncil aplicado. Após a aprovação é dada ao tatuador o pacote de agulhas novas, esterilizado e lacrado. Que deve ser aberto na frente do cliente.
Sempre deve-se usar instrumentos novos, esterilizados e descartáveis e suprimentos de tinta que serão de uso único sem reaproveitamento. Devendo ser descartando as sobras do material para cada sessão. A tinta deve ser depositada em tampas de tinta descartáveis, chamados batoques que são jogados fora após cada cliente, mesmo que não se tenha sobrado alguma quantidade de tinta.
Além disso, todas as áreas que podem ser tocadas pelo tatuador com luvas contaminadas serão embalados em plástico transparente para evitar a contaminação cruzada. Equipamentos que não podem ser esterilizados em autoclaves (tais como bancadas, máquinas e móveis) serão limpas com álcool 70%, assim garantindo sua eficácia de desinfecção. E caso seja necessário remontagem de material, ou qualquer outra atividade que coloque em risco uma contaminação direta ou indireta, deve-se trocar o par de luvas.
A higiene não acaba ao final da aplicação, e deve ser mantida ao longo dos dias para um melhor resultado da tatuagem. Deve se indicar o uso de pomada ou creme que seja própria para tatuagem, para manter a pele sempre limpa e hidratada. E informar também que, após a cicatrização, o cuidado com o sol deve ser para sempre para que a tatuagem não perca sua cor ao longo dos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário