Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28
Neste estudo procurarei analisar este versículo aprofundadamente no sentido de entender quais as ideias de Deus ao dizê-lo.
Apesar deste versículo ser utilizado como base para condenar a prática de tatuagens a palavra “tatuagem” não existe no hebraico, esta versão da bíblia Almeida Revista e Corrigida (1969) apresenta-nos a palavra “marca” e não tatuagem.
Vamos ver outras versões
Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Não façam cortes nem tatuagens na vossa pele em lembrança dum defunto. Eu sou o Senhor!
Esta tem sido a versão mais recente e a comummente utilizada para defender que Deus condena as tatuagens, vamos analisar o texto no hebraico.
No hebraico a palavra marca כְּתֹ֫בֶת que se pronuncia Katabah significa literalmente impressão, marca, o dicionário de concordância exaustiva Strong assume: “a letter or other mark branded on the skin From kathab; a letter or other mark branded on the skin — X any (mark)”
Portanto o texto original fala de uma marca, uma impressão na pele, mas uma marca em relação ao quê? Voltemos ao versículo mas desta vez lendo-o no tom original sem vírgulas, porque o hebraico não tem vírgulas “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne nem fareis marca alguma sobre vós…” já vimos a diferença? Vamos ler com a vírgula, em português “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós…”, uma tradução adaptada para o português pode levar a uma má interpretação da ordenança de Deus.
Neste caso estas marcas sobre nós não podem ser feitas em honra dos mortos, mas que ideia seria esta? Porque motivo alguém faria uma marca em honra dos mortos? Aliás de que marcas estará Deus a falar?
Voltando ao texto, primeiro aparece a ordenança “não dareis golpes na vossa carne…” isto porque a mutilação era utilizada pelas regiões pagãs para honrar os mortos e inclusive deuses pagãos, pensemos, quando alguém se mutila por exemplo com um x-ato nos braços ou nas pernas o que é que acontece? A pessoa sangra, fica ferida mas e depois? A pessoa fica com cicatrizes, com “marcas” sobre ela. Percebemos então que os hebreus saíram do Egipto, uma nação pagã que venerava o deus da morte “Seth” possivelmente teria práticas pagãs que envolveriam golpes nos corpos para prestar honras aos mortos e aos deuses e a única forma das pessoas provarem que honraram estas crenças era apresentarem marcas na pele do ritual que tinham feito. Esta prática da mutilação aparece mais vezes no Antigo Testamento vamos para o livro de 1 Reis capitulo 19 que relata o confronto entre Elias e os falsos profetas de Baal, resumidamente Elias propôs um desafio em que ele e os falsos profetas teriam que clamar cada um ao seu deus de forma que o deus verdadeiro teria que responder lançando fogo do céu, vejamos como é que estes profetas pagãos clamavam a Baal
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 1 Reis 18:28-29
Eles cortavam-se com facas e lancetas conforme o seu costume até derramarem sangue sobre si. Ou seja até fazerem cortes de tal forma profundos que deixavam marcas sobre a sua pele. Fazer cortes que deixassem marcas era uma prática pagã comum a estas culturas, e geralmente algo tido como religioso, devocional e espiritual, o livro de Levítico foi escrito para um grupo especial, separado da terra somente com um propósito servir ao Senhor no templo. Ou seja os levitas tinham mandamentos e leis específicas dentro da Lei geral de Moisés, porque assistiam no templo, assim sendo os sacerdotes do Deus de Israel não poderiam praticar rituais e atos religiosos que reverenciavam outros deuses, não poderiam cortar a pele e deixar marcas na sua carne em honra dos mortos e de outros deuses.
Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.
Levítico 21:5-6
Para além do livro de Levitico, em mais dois livros é mencionado este comportamento, é interessante vermos que Deus proibe o rapar do cabelo e o cortar a barba quando fala dos cortes no corpo, isto porque ambos eram comportamentos pagãos feitos em honra dos mortos, se nós rapamos o cabelo e fazemos a barba com que legitimidade consideramos a tatuagem um pecado, sabendo que o versiculo nem fala de tatuagens mas de cicatrizes feitas por cortes?
Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.
Deuteronômio 14:1
Se formos ainda ao livro de Jeremias encontramos uma menção a este comportamento de fazer incisões na pele em honra dos mortos, quando o Senhor diz:
Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.
E morrerão grandes e pequenos nesta terra, e não serão sepultados, e não os prantearão, nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos.
Jeremias 16:5-6
Se analisarmos a palavra incisões no hebraico ( gadad) גָּדַד é a mesma palavra utilizada no versículo de 1 Reis para a palavra que se encontra na nossa tradução “retalhavam” nesta tradução interlinear a palavra no inglês para Jeremias 16:6 é gash e para 1 Reis18:29 é cut abaixo coloco os dois para ser fácil compará-los a definição dada pelo dicionário strongh para o conceito hebraico é:
gadad: to penetrate, cut
Original Word: גָּדַד
Part of Speech: Verb
Transliteration: gadad
Phonetic Spelling: (gaw-dad’)
Short Definition: cut
Este creio eu é o verdadeiro contexto dos versículos na língua original as marcas tratarem-se de incisões/ cortes, mas vamos aprofundarmos nos mais, de forma ao estudo ser completo.
Noto que parte dos cristãos tentam desesperadamente invalidar a Lei de Moisés para poderem tatuar-se ou usar brincos, não penso que seja necessário invalidarmos a lei, se lermos as palavras no hebraico original percebemos rapidamente que Deus não se refere a tatuagens, mas ainda assim podemos tratar este assunto sobre diferentes perspetivas.
Os cristãos que debatem os dois versículos de Levítico como mandamentos a obedecer não o contextualizam somente tendo em conta as escrituras, mas sim com os óculos da sua tradição religiosa.
De qualquer forma se lerem todo o livro de Levítico irão notar de que várias ordenanças não são obedecidas da mesma forma por exemplo:
Até ao capitulo 7 temos as regras do sistema sacrificial do Antigo Testamento, hoje o sistema sacrificial foi substituída pela expiação do calvário e Cristo é o novo Sumo Sacerdote, só por ai temos que ter em atenção a forma como lemos Levítico, creio com temor e tremor que foram ordenanças do Senhor para um contexto especifico, nomeadamente para um sistema sacrificial que Cristo veio a substituir com o derradeiro sacrifício por todo o mundo.
“A mulher quando tiver fluxo de sangue, se este for o fluxo costumado do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até á tarde”
Levitico 15:19.
Ou seja se a irmã na igreja estiver menstruada e tocar-me quando a cumprimento fico imundo, vamos ao novo testamento, ver a mulher do fluxo de sangue que era muito mais “imunda” que estas mulheres com menstruação normal, porque a menstruação dela era continua, quando ela toca em Jesus a imundícia estanca. Isto é a derradeira revelação da graça, a graça não tolera o pecado, mas purifica o pecador, Deus apresentou-nos uma lei que expõe o pecado e imundícia e depois expõe o verdadeiro poder que estava em Cristo para purificar o pecado e a imundícia, como podemos ler o antigo testamento sem entender que a revelação continuou e evoluiu? Não nego o que Deus disse, mas Deus continuou a falar, porventura não habitou Ele no meio de nós e nos ensinou a verdade?
Os religiosos focam-se na imundícia e nas impurezas, não se lembram que o Deus que teve poder para levantar um vale de ossos secos e cobri los de carne e sangue, tem o poder de transformar a imundícia e purificar pecados, vamos ver o contexto da passagem da mulher do fluxo de sangue.
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
Mateus 9:11-13
Este ensino de Jesus no capitulo 9, onde aparece o relato da mulher do fluxo de sangue, remonta a uma profecia do antigo testamento em Oseias Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oseias 6:6
Vamos olhar para todas estas coisas com olhos judaicos, porque os evangelhos ocorreram no meio do povo judaico, com uma linguagem judaica. Uma mulher com fluxo de sangue era imunda, uma menina morta (que aparece no mesmo capitulo, Jesus tocou-lhe na mão e ela levantou-se) era imunda Levítico 11:32, ou seja se tocarmos num morto, ou se tocarmos numa mulher com fluxo de sangue éramos imundos e repudiados por Deus, este era o pensamento judaico, por isso eles escandalizavam-se com Jesus, nós não entendemos a profundidade dos relatos do evangelho porque não víamos as coisas como os judeus viam.
Jesus manifestava aqui a purificação do pecado, a derradeira transformação, algo que o sistema sacrificial levítico não conseguiria fazer, finalmente Jesus é mais audaz e diz, isto por palavras minhas “ Aprendam a ver que Deus quer misericórdia, e não sacrifícios, ele quer que as pessoas conheçam-no como ele verdadeiramente é, misericordioso, compassivo e transformador, Deus não quer transformar pessoas por regras externas, Deus quer transformar o fluxo de iniquidade que derrama-se pelos seus corações, de forma a elas voltarem-se para ele e obedecerem de bom grado aos seus mandamentos, ele quer mais que as pessoas o conheçam, porque este conhecer leva-as a amá-lo, do que as pessoas façam holocaustos e sacrifícios, e vejam-no como um ser odioso e preconceituoso”.
Não coloco o livro de levítico de parte, acho importante estudá-lo porque pondo-o ao lado de Jesus, vemos as maravilhas dum Deus que decidiu tratar diretamente com a fonte de pecado, e transformar toda a imundícia em pureza.
Quem ler este livro sem conhecer Deus vai interpreta-lo mal como os judeus o faziam. Quem ler este livro conhecendo Jesus vai ficar maravilhado com o poder de Deus.
Apesar de toda esta argumentação tento ser o mais tolerante possivel no sentido de considerar que o meu corpo é o templo do espirito santo, logo tudo o que faço deve ser feito com moderação, apesar de não crer que fazer tatuagens será pecado, tenho que considerar que ao fazê-las os cristãos devem ter certos cuidados por exemplo se desfigurarmos o corpo de forma violenta isto não é algo que glorifique a Deus, outra questão é vermos em que sitio vamos fazê-la se há segurança e higiene, e se todas estas coisas não prejudicam o nosso corpo, há lugares higiénicos onde anestesias são aplicadas e que não apresentam qualquer risco para o corpo humano.
Para finalizar podem-me perguntar mas Ricardo tu achas que as tatuagens não são as marcas que o livro de levitico fala, achas que essas marcas são cicatrizes dos golpes feitos na carne, então mas as tatuagens não são do mundo? Jesus fez tatuagens ou algum profeta fez tatuagens?
Podem ficar escandalizados comigo mas sim Jesus tinha uma tatuagem na perna. Vamos ao livro de apocalipse João relata uma visão de fato muito interessante.
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
Apocalipse 19:11-16
Estava escrito na sua coxa, podemos chamar isso hoje de uma tatuagem, por isso se Jesus têm algo escrito na coxa, não acredito que ele condene quem decida escrever algo sobre a pele.
Apesar de ensinarem que as tatuagens são em si uma prática pagã, os antropólogos e historiadores discordam da afirmação cristã, as tatuagens eram utilizadas mais como um sinal de identificação cultural do que como algo religioso, por exemplos os incas, maias e astecas utilizavam-nas para identificarem a tribo donde provinham, os maoris ainda hoje fazem isso, as tatuagens são para eles um símbolo, um elo de comunicação e identificação cultural, se formos às prisões no Estados Unidos da América, observamos que a maioria dos presos possuem tatuagens, estas são utilizadas também como símbolos de identidade, cada gang tem as suas próprias tatuagens e símbolos para se identificar e diferenciar dos outros.
As tatuagens nunca foram utilizadas como símbolos de rebeldia ou desafio á ordem social, a visão religiosa e o preconceito ascético levaram as tatuagens a serem denegridas pela opinião pública e vistas como marcas do diabo.
Já ouvi cristãos a afirmarem que as tatuagens são portas de entrada para demónios entrarem nas pessoas, esta afirmação escandaliza-me, isto porque cresci no ocultismo e com 12 anos de idade sabia perfeitamente como é que um demónio pode possuir uma pessoa, eles só o fazem com pactos de sangue, por exemplo no satanismo ou na alta magia as pessoas têm que se cortar e derramar sangue para serem possuídas pelos espíritos, muitas vezes tem que beber sangue, ou cometer certos pecados (transgressões diretas aos mandamentos de Deus), como o homicídio, a blasfémia ou o adultério, só destas formas é que os espíritos malignos os podem possuir de uma forma mais profunda.
Fazer um desenho sobre a pele, que acaba por ser uma permanência de tinta entre a derme e a epiderme não é um pacto de sangue… não há derramamento de sangue e não há nenhuma transgressão á Lei de Deus.
A questão da aparência do mal é perigosa, há pessoas que acham que um homem de fato e gravata é corrupto e desonesto, outras acham que é alguem sério, aquilo que para mim aparenta ser o mal, pode não parecer o mesmo aos olhos do meu irmão.
Cristo ensinou-nos o que é o mal e de que forma este se manifesta, através do pecado… questões como as tatuagens são algo cultural do século XXI, não um pecado condenado pelas escrituras, na minha opinião todos os ditos pecados que não se encontram nas escrituras mas que as igrejas tradicionais condenam devem ser tratados da seguinte forma.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
Romanos 14:14-23
Paulo aqui refere-se a alimentos, na altura esse era o tópico que estava em cima da mesa para discussão, hoje esse tópico não faz sentido, mas temos outros a debater como a questão das tatuagens, se temos fé que podemos fazer as tatuagens, temos que a ter para nós mesmos diante de Deus, bem aventurados os que não se condenam naquilo que aprovam, não acredito que Deus se agrade em sermos motivo de escândalo, se formos para o culto, talvez tenhamos que cobrir as nossas tatuagens por amor aos irmãos que condenam a prática, não destruamos a obra de Deus por causa de tatuagens.
O reino de Deus continua a ser justiça, paz e alegria no Espirito Santo, sabemos que não é comida…nem bebida…nem aparências fisicas… mas no nosso meio há de sempre haver quem associe o reino de Deus a estas coisas.
Aconselho todos aqueles que querem ensinar as escrituras a estudá-las dentro do seu contexto e de preferência na língua original, não condeno opiniões diferentes das minhas, respeito todos os irmãos na fé e tolero qualquer posição, sinto-me na liberdade de estudar as escrituras e questionar aquilo que não concordo ou que não acredito que seja a vontade de Deus.
Levítico 19:28
Neste estudo procurarei analisar este versículo aprofundadamente no sentido de entender quais as ideias de Deus ao dizê-lo.
Apesar deste versículo ser utilizado como base para condenar a prática de tatuagens a palavra “tatuagem” não existe no hebraico, esta versão da bíblia Almeida Revista e Corrigida (1969) apresenta-nos a palavra “marca” e não tatuagem.
Vamos ver outras versões
Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Não façam cortes nem tatuagens na vossa pele em lembrança dum defunto. Eu sou o Senhor!
Esta tem sido a versão mais recente e a comummente utilizada para defender que Deus condena as tatuagens, vamos analisar o texto no hebraico.
No hebraico a palavra marca כְּתֹ֫בֶת que se pronuncia Katabah significa literalmente impressão, marca, o dicionário de concordância exaustiva Strong assume: “a letter or other mark branded on the skin From kathab; a letter or other mark branded on the skin — X any (mark)”
Portanto o texto original fala de uma marca, uma impressão na pele, mas uma marca em relação ao quê? Voltemos ao versículo mas desta vez lendo-o no tom original sem vírgulas, porque o hebraico não tem vírgulas “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne nem fareis marca alguma sobre vós…” já vimos a diferença? Vamos ler com a vírgula, em português “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós…”, uma tradução adaptada para o português pode levar a uma má interpretação da ordenança de Deus.
Neste caso estas marcas sobre nós não podem ser feitas em honra dos mortos, mas que ideia seria esta? Porque motivo alguém faria uma marca em honra dos mortos? Aliás de que marcas estará Deus a falar?
Voltando ao texto, primeiro aparece a ordenança “não dareis golpes na vossa carne…” isto porque a mutilação era utilizada pelas regiões pagãs para honrar os mortos e inclusive deuses pagãos, pensemos, quando alguém se mutila por exemplo com um x-ato nos braços ou nas pernas o que é que acontece? A pessoa sangra, fica ferida mas e depois? A pessoa fica com cicatrizes, com “marcas” sobre ela. Percebemos então que os hebreus saíram do Egipto, uma nação pagã que venerava o deus da morte “Seth” possivelmente teria práticas pagãs que envolveriam golpes nos corpos para prestar honras aos mortos e aos deuses e a única forma das pessoas provarem que honraram estas crenças era apresentarem marcas na pele do ritual que tinham feito. Esta prática da mutilação aparece mais vezes no Antigo Testamento vamos para o livro de 1 Reis capitulo 19 que relata o confronto entre Elias e os falsos profetas de Baal, resumidamente Elias propôs um desafio em que ele e os falsos profetas teriam que clamar cada um ao seu deus de forma que o deus verdadeiro teria que responder lançando fogo do céu, vejamos como é que estes profetas pagãos clamavam a Baal
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 1 Reis 18:28-29
Eles cortavam-se com facas e lancetas conforme o seu costume até derramarem sangue sobre si. Ou seja até fazerem cortes de tal forma profundos que deixavam marcas sobre a sua pele. Fazer cortes que deixassem marcas era uma prática pagã comum a estas culturas, e geralmente algo tido como religioso, devocional e espiritual, o livro de Levítico foi escrito para um grupo especial, separado da terra somente com um propósito servir ao Senhor no templo. Ou seja os levitas tinham mandamentos e leis específicas dentro da Lei geral de Moisés, porque assistiam no templo, assim sendo os sacerdotes do Deus de Israel não poderiam praticar rituais e atos religiosos que reverenciavam outros deuses, não poderiam cortar a pele e deixar marcas na sua carne em honra dos mortos e de outros deuses.
Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.
Levítico 21:5-6
Para além do livro de Levitico, em mais dois livros é mencionado este comportamento, é interessante vermos que Deus proibe o rapar do cabelo e o cortar a barba quando fala dos cortes no corpo, isto porque ambos eram comportamentos pagãos feitos em honra dos mortos, se nós rapamos o cabelo e fazemos a barba com que legitimidade consideramos a tatuagem um pecado, sabendo que o versiculo nem fala de tatuagens mas de cicatrizes feitas por cortes?
Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.
Deuteronômio 14:1
Se formos ainda ao livro de Jeremias encontramos uma menção a este comportamento de fazer incisões na pele em honra dos mortos, quando o Senhor diz:
Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.
E morrerão grandes e pequenos nesta terra, e não serão sepultados, e não os prantearão, nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos.
Jeremias 16:5-6
Se analisarmos a palavra incisões no hebraico ( gadad) גָּדַד é a mesma palavra utilizada no versículo de 1 Reis para a palavra que se encontra na nossa tradução “retalhavam” nesta tradução interlinear a palavra no inglês para Jeremias 16:6 é gash e para 1 Reis18:29 é cut abaixo coloco os dois para ser fácil compará-los a definição dada pelo dicionário strongh para o conceito hebraico é:
gadad: to penetrate, cut
Original Word: גָּדַד
Part of Speech: Verb
Transliteration: gadad
Phonetic Spelling: (gaw-dad’)
Short Definition: cut
Este creio eu é o verdadeiro contexto dos versículos na língua original as marcas tratarem-se de incisões/ cortes, mas vamos aprofundarmos nos mais, de forma ao estudo ser completo.
Noto que parte dos cristãos tentam desesperadamente invalidar a Lei de Moisés para poderem tatuar-se ou usar brincos, não penso que seja necessário invalidarmos a lei, se lermos as palavras no hebraico original percebemos rapidamente que Deus não se refere a tatuagens, mas ainda assim podemos tratar este assunto sobre diferentes perspetivas.
Os cristãos que debatem os dois versículos de Levítico como mandamentos a obedecer não o contextualizam somente tendo em conta as escrituras, mas sim com os óculos da sua tradição religiosa.
De qualquer forma se lerem todo o livro de Levítico irão notar de que várias ordenanças não são obedecidas da mesma forma por exemplo:
Até ao capitulo 7 temos as regras do sistema sacrificial do Antigo Testamento, hoje o sistema sacrificial foi substituída pela expiação do calvário e Cristo é o novo Sumo Sacerdote, só por ai temos que ter em atenção a forma como lemos Levítico, creio com temor e tremor que foram ordenanças do Senhor para um contexto especifico, nomeadamente para um sistema sacrificial que Cristo veio a substituir com o derradeiro sacrifício por todo o mundo.
“A mulher quando tiver fluxo de sangue, se este for o fluxo costumado do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até á tarde”
Levitico 15:19.
Ou seja se a irmã na igreja estiver menstruada e tocar-me quando a cumprimento fico imundo, vamos ao novo testamento, ver a mulher do fluxo de sangue que era muito mais “imunda” que estas mulheres com menstruação normal, porque a menstruação dela era continua, quando ela toca em Jesus a imundícia estanca. Isto é a derradeira revelação da graça, a graça não tolera o pecado, mas purifica o pecador, Deus apresentou-nos uma lei que expõe o pecado e imundícia e depois expõe o verdadeiro poder que estava em Cristo para purificar o pecado e a imundícia, como podemos ler o antigo testamento sem entender que a revelação continuou e evoluiu? Não nego o que Deus disse, mas Deus continuou a falar, porventura não habitou Ele no meio de nós e nos ensinou a verdade?
Os religiosos focam-se na imundícia e nas impurezas, não se lembram que o Deus que teve poder para levantar um vale de ossos secos e cobri los de carne e sangue, tem o poder de transformar a imundícia e purificar pecados, vamos ver o contexto da passagem da mulher do fluxo de sangue.
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
Mateus 9:11-13
Este ensino de Jesus no capitulo 9, onde aparece o relato da mulher do fluxo de sangue, remonta a uma profecia do antigo testamento em Oseias Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oseias 6:6
Vamos olhar para todas estas coisas com olhos judaicos, porque os evangelhos ocorreram no meio do povo judaico, com uma linguagem judaica. Uma mulher com fluxo de sangue era imunda, uma menina morta (que aparece no mesmo capitulo, Jesus tocou-lhe na mão e ela levantou-se) era imunda Levítico 11:32, ou seja se tocarmos num morto, ou se tocarmos numa mulher com fluxo de sangue éramos imundos e repudiados por Deus, este era o pensamento judaico, por isso eles escandalizavam-se com Jesus, nós não entendemos a profundidade dos relatos do evangelho porque não víamos as coisas como os judeus viam.
Jesus manifestava aqui a purificação do pecado, a derradeira transformação, algo que o sistema sacrificial levítico não conseguiria fazer, finalmente Jesus é mais audaz e diz, isto por palavras minhas “ Aprendam a ver que Deus quer misericórdia, e não sacrifícios, ele quer que as pessoas conheçam-no como ele verdadeiramente é, misericordioso, compassivo e transformador, Deus não quer transformar pessoas por regras externas, Deus quer transformar o fluxo de iniquidade que derrama-se pelos seus corações, de forma a elas voltarem-se para ele e obedecerem de bom grado aos seus mandamentos, ele quer mais que as pessoas o conheçam, porque este conhecer leva-as a amá-lo, do que as pessoas façam holocaustos e sacrifícios, e vejam-no como um ser odioso e preconceituoso”.
Não coloco o livro de levítico de parte, acho importante estudá-lo porque pondo-o ao lado de Jesus, vemos as maravilhas dum Deus que decidiu tratar diretamente com a fonte de pecado, e transformar toda a imundícia em pureza.
Quem ler este livro sem conhecer Deus vai interpreta-lo mal como os judeus o faziam. Quem ler este livro conhecendo Jesus vai ficar maravilhado com o poder de Deus.
Apesar de toda esta argumentação tento ser o mais tolerante possivel no sentido de considerar que o meu corpo é o templo do espirito santo, logo tudo o que faço deve ser feito com moderação, apesar de não crer que fazer tatuagens será pecado, tenho que considerar que ao fazê-las os cristãos devem ter certos cuidados por exemplo se desfigurarmos o corpo de forma violenta isto não é algo que glorifique a Deus, outra questão é vermos em que sitio vamos fazê-la se há segurança e higiene, e se todas estas coisas não prejudicam o nosso corpo, há lugares higiénicos onde anestesias são aplicadas e que não apresentam qualquer risco para o corpo humano.
Para finalizar podem-me perguntar mas Ricardo tu achas que as tatuagens não são as marcas que o livro de levitico fala, achas que essas marcas são cicatrizes dos golpes feitos na carne, então mas as tatuagens não são do mundo? Jesus fez tatuagens ou algum profeta fez tatuagens?
Podem ficar escandalizados comigo mas sim Jesus tinha uma tatuagem na perna. Vamos ao livro de apocalipse João relata uma visão de fato muito interessante.
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
Apocalipse 19:11-16
Estava escrito na sua coxa, podemos chamar isso hoje de uma tatuagem, por isso se Jesus têm algo escrito na coxa, não acredito que ele condene quem decida escrever algo sobre a pele.
Apesar de ensinarem que as tatuagens são em si uma prática pagã, os antropólogos e historiadores discordam da afirmação cristã, as tatuagens eram utilizadas mais como um sinal de identificação cultural do que como algo religioso, por exemplos os incas, maias e astecas utilizavam-nas para identificarem a tribo donde provinham, os maoris ainda hoje fazem isso, as tatuagens são para eles um símbolo, um elo de comunicação e identificação cultural, se formos às prisões no Estados Unidos da América, observamos que a maioria dos presos possuem tatuagens, estas são utilizadas também como símbolos de identidade, cada gang tem as suas próprias tatuagens e símbolos para se identificar e diferenciar dos outros.
As tatuagens nunca foram utilizadas como símbolos de rebeldia ou desafio á ordem social, a visão religiosa e o preconceito ascético levaram as tatuagens a serem denegridas pela opinião pública e vistas como marcas do diabo.
Já ouvi cristãos a afirmarem que as tatuagens são portas de entrada para demónios entrarem nas pessoas, esta afirmação escandaliza-me, isto porque cresci no ocultismo e com 12 anos de idade sabia perfeitamente como é que um demónio pode possuir uma pessoa, eles só o fazem com pactos de sangue, por exemplo no satanismo ou na alta magia as pessoas têm que se cortar e derramar sangue para serem possuídas pelos espíritos, muitas vezes tem que beber sangue, ou cometer certos pecados (transgressões diretas aos mandamentos de Deus), como o homicídio, a blasfémia ou o adultério, só destas formas é que os espíritos malignos os podem possuir de uma forma mais profunda.
Fazer um desenho sobre a pele, que acaba por ser uma permanência de tinta entre a derme e a epiderme não é um pacto de sangue… não há derramamento de sangue e não há nenhuma transgressão á Lei de Deus.
A questão da aparência do mal é perigosa, há pessoas que acham que um homem de fato e gravata é corrupto e desonesto, outras acham que é alguem sério, aquilo que para mim aparenta ser o mal, pode não parecer o mesmo aos olhos do meu irmão.
Cristo ensinou-nos o que é o mal e de que forma este se manifesta, através do pecado… questões como as tatuagens são algo cultural do século XXI, não um pecado condenado pelas escrituras, na minha opinião todos os ditos pecados que não se encontram nas escrituras mas que as igrejas tradicionais condenam devem ser tratados da seguinte forma.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
Romanos 14:14-23
Paulo aqui refere-se a alimentos, na altura esse era o tópico que estava em cima da mesa para discussão, hoje esse tópico não faz sentido, mas temos outros a debater como a questão das tatuagens, se temos fé que podemos fazer as tatuagens, temos que a ter para nós mesmos diante de Deus, bem aventurados os que não se condenam naquilo que aprovam, não acredito que Deus se agrade em sermos motivo de escândalo, se formos para o culto, talvez tenhamos que cobrir as nossas tatuagens por amor aos irmãos que condenam a prática, não destruamos a obra de Deus por causa de tatuagens.
O reino de Deus continua a ser justiça, paz e alegria no Espirito Santo, sabemos que não é comida…nem bebida…nem aparências fisicas… mas no nosso meio há de sempre haver quem associe o reino de Deus a estas coisas.
Aconselho todos aqueles que querem ensinar as escrituras a estudá-las dentro do seu contexto e de preferência na língua original, não condeno opiniões diferentes das minhas, respeito todos os irmãos na fé e tolero qualquer posição, sinto-me na liberdade de estudar as escrituras e questionar aquilo que não concordo ou que não acredito que seja a vontade de Deus.
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