EME INK TATTOO

Seja Bem Vindos ao EME INK TATTOO https://emeinktattoo.blogspot.com.br/

quarta-feira, 18 de abril de 2018

A EVOLUÇÃO DA TATUAGEM OLD SCHOOL E O RETORNO AO ORIGINAL

Se você se amarra em tattoos pode não saber que essa prática de desenhar na pele já faz sucesso há muitos anos. E foi também há muitos anos que surgiu um estilo de tatuagem conhecido como Tattoo Old School e com certeza você conhece alguém que tenha uma dessas. 
Essa prática surgiu na década de 1890, mas só se popularizou em 1920. É um estilo ocidental que consiste em algo mais tradicional, com contornos pretos fortes e cores primárias, já que antigamente não haviam tantos tons disponíveis. Nos primeiros anos dessa onda, as tatuagens eram mal vistas pela sociedade. Marinheiros, fuzileiros navais, errantes e rebeldes foram os membros corajosos que arriscaram as primeiras, aproveitando os desenhos para registrar na pele suas viagens e aventuras. Por isso, as âncoras e barcos aparecem com tanta frequência quando falamos em Tattoo Old School. 
O principal nome desse estilo é Norman Collins (1911-1973), apelidado “Sailor Jerry”. Ele fazia da tatuagem uma forma de viver fora das linhas e criar seu jeito diferente de existir. Inicialmente ele trabalhava apenas com tinta preta e agulha, criando desenhos à mão livre. Como ele vivia cruzando os oceanos em busca de seus sonhos, desenvolveu o amor pelos navios e começou a desenhá-los em soldados e marinheiros que eternizavam suas conquistas e medos, dores e delícias no próprio corpo, através das mãos de Jerry. Pin-ups, âncoras, caveiras, adagas, ciganas, barcos, andorinhas e águias são alguns dos desenhos recorrentes no trabalho de Sailor que permanecem até hoje.

O Old School sempre compôs a pasta de muitos tatuadores, mas depois dos anos 90, o Tribal, o New School, o Oriental e outros o deixaram meio de lado. Mas nos anos 2000 alguns tatuadores começaram a se arriscar novamente nesse estilo, mas com novas interpretações. E essa mistura acabou deixando o Old School com uma cara nova. E hoje tem muito estúdio por ai focado nessa prática e as tattoos são mesmo iradas! 
Old School é um estilo de tatuagem ocidental tradicional com contornos pretos fortes e uma paleta de cores limitada. A ideia aqui é mostrar o começo da história, a inspiração que trouxe o novo e o retorno ao original.
Não dá pra falar de Old School sem falar de Sailor Jerry (1911-1973), um dos precursores do estilo tradicional. Ele é dono do design de várias pinups, navios, corações e andorinhas que você já viu por aí . 
Nos primeiros anos de sua existência, a arte da tatuagem era malvista pela sociedade. Marinheiros, fuzileiros navais, errantes e rebeldes foram os membros corajosos da primeira leva de tatuados. Por isso, não é difícil entender porque âncoras e barcos aparecem com tanta frequência em desenhos Old School.
As andorinhas, águias, pinups e ciganas são outros símbolos comuns do estilo tradicional, eternizadas nos traços dos precursores do estilo como Sailor Jerry, Herbert Hoffmann, Amund Dietzel, Bert Grimm e Bob Shaw.

Design de Bert GrimmO estilo tradicional nunca saiu das pastas dos tatuadores, porém, depois dos anos 80 e 90, o Tribal, o New School, o Oriental e outros estilos deixaram o Old School meio de lado. Foi nos anos 2000 que ilustradores e tatuadores começaram a revisitar o estilo, com novas interpretações gráficas. E essa mistura acabou deixando o Old School com uma cara nova.
O que intriga é que depois de virarem o estilo do avesso, alguns tatuadores voltaram ao estilo original, meio por ironia, ou por uma rebeldia as avessas. E, hoje em dia, tem muito estúdio gringo e brasileiro focado no Old School Tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos

A EVOLUÇÃO DA TATUAGEM OLD SCHOOL E O RETORNO AO ORIGINAL

Não dá pra falar de Old School sem falar de Sailor Jerry (1911-1973), um dos precursores do estilo tradicional. Ele é dono do design de vár...