EME INK TATTOO

Seja Bem Vindos ao EME INK TATTOO https://emeinktattoo.blogspot.com.br/

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

As tatuagens e o sistema imunológico

As tatuagens de verdade doem. Podem doer muito mesmo. São pequenas agulhas que ficam penetrando na pele a uma velocidade de 3.000 picadinhas por minuto, em média. Mas somente desta forma para que as tatuagens se tornem definitivas. E para que elas não saiam nunca mais da sua pele, é preciso uma ajuda do nosso sistema imunológico. Venha conhecer como a tatuagem pode te ensinar muito sobre Biologia.
A pele é o maior órgão do corpo, então, espaço para aqueles que querem ser tatuados há de sobra. A pele pode ser dividida em três camadas. A epiderme, com as terminações nervosas e os vasos sanguíneos mais superficiais. A hipoderme, camada mais profunda onde há a reserva de gordura dentro dos adipócitos (células de gordura). E a camada intermediária a estas duas, a derme.
Os tatuadores devem fazer as tatuagens utilizando as agulhas para preencher esta região com a tinta. A profundidade desta região no corpo fica em média de 1mm abaixo da parte mais externa da pele. Ou seja, um bom tatuador deve ter muita prática, pois se a pigmentação ficar muito superficial, com o tempo e a morte das células mais externas da pele, a tatuagem irá sumir. Se fizer muito profundamente, corre o risco da tinta se espalhar pela corrente sanguínea prejudicar todo o trabalho artístico do tatuador.Ao penetrar na derme, a tinta é reconhecida pelas células do nosso sistema imunológico como invasores do corpo. Logo que a tinta é deposita, milhares de células que fazem o primeiro combate contra patógenos (bactérias e vírus), os macrófagos, são recrutados e englobam as gotículas da tinta. Na derme existem muitas fibras extracelulares que formam o tecido conjuntivo, como o colágeno.
Após fazer o processo de pinocitose das gotas de tinta, os macrófagos ficam presos nesta rede de fibroblastos e colágeno, tornando-se eterna, apenas apagando levemente depois de muito tempo de ser feita, bastando pequenos retoques durante a vida para ficar bem bonita, porque os lisossomos destas células não conseguem digerir a tinta com suas enzimas.Para retirar uma tatuagem é muito mais difícil e dolorido do que fazer. Isto acontece porque para eliminar a tinta, é preciso bombardear a região pintada com raios laser. O laser trabalha agitando as moléculas de tinta que acabam rompendo os macrófagos que aprisionavam ela. Para remover estas partículas tem que ficar bem pequeninas. Por isso é mais fácil retirar tatuagens escuras, pois estas são muito mais suscetíveis aos raios laser e se desintegram mais facilmente.
Lembrando que a tatuagem não faz mal a saúde. Porém, decidir por fazer uma é de grande responsabilidade, afinal, é muito difícil e caro apagar. Outra coisa importante é fazer a sua tatuagem em um estúdio confiável e limpo. Por trabalhar com materiais perfurantes, as exigências sanitárias devem ser máximas para evitar a contaminação por doenças como hepatite e HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos

A EVOLUÇÃO DA TATUAGEM OLD SCHOOL E O RETORNO AO ORIGINAL

Não dá pra falar de Old School sem falar de Sailor Jerry (1911-1973), um dos precursores do estilo tradicional. Ele é dono do design de vár...