EME INK TATTOO

Seja Bem Vindos ao EME INK TATTOO https://emeinktattoo.blogspot.com.br/

terça-feira, 14 de novembro de 2017

O que Thomas Edison tem haver com tatuagem?

Thomas Alva Edison (1847-1931) foi um grande inventor americano, patenteando algumas de suas gêniosidades quando ele tinha 21 anos. 
Dentro desta suas invenções, Edison inventou e patentiou um dispositivo conhecido como impressora autográfica, que era uma caneta elétrica com o intuito de usa-la como gravações em superfícies duras. 
A tatuagem é algo muito antigo, a pessoa mais antiga encontrada comtatuagem remonta antes de Cristo, mumificadas. Mas naquela época não existia maquinas de tatuar! Então como eram feitas as tatuagens? Temos algumas técnicas para tatuar, em cada período as pessoas foram tentando se adaptar com o que tinham ate chegar o que temos hoje. O intuito da tatuagem e deixar o pigmento debaixo da epiderme, quando isso ocorre, dizemos que a pessoa esta tatuada. Técnicas com uma haste de bambu com agulhas nas pontas “tebori” que quer dizer “feito com a mão” utilizado mais pelos japoneses e muito similar o processo também pelos maoris.
E o que Thomas Edison tem haver com a tatuagem?
Esta impressora autográfica não obteve sucesso comercial e um americano, em 1880, chamado Samuel F. O’Reilly, residido em Nova York, incentivado pela demanda por tatuagens mais elaboradas e um método mais rápido, viu o potencial na invenção de Edison. E O’Reilly inventou a primeira maquina de tatuagem, fazendo com que a máquina oscilasse eletromagneticamente e permitindo que a máquina movimentasse agulha.
Assim no dia 8 de dezembro de 1891 Samuel O’Reilly patenteou a máquina de tatuagem nos Estados Unidos. Samuel O’Reilly faleceu em 1908.
Em 1904, Charles Wagner, aprendiz do tatuador O’Reilly, adiciona à máquina elétrica duas bobinas.  E esta maquina de tatuagem eletromagnética e composta por bobinas enroladas com fios de cobre, ao redor de um núcleo de metal, como se fosse um carretel. Transformam energia elétrica em magnética, transformando seu núcleo em imã temporário, por este motivo o batedor é atraído contra os núcleos.
O processo de evolução das tatuagens passou pelo aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados. Pode-se dizer que a nova fase da tatuagem se deu depois da criação da máquina elétrica. Podemos dividir a arte de tatuar em dois tempos: antes das máquinas e depois das máquinas. Lembrando que, mesmo com as máquinas cada vez mais modernas, a tatuagem feita manualmente, como a artetebori, ainda é muito apreciada. Mas é inevitável reconhecer que, após a criação da primeira máquina, surgem novas experiências, estudos e adaptações a cada dia que passa. Hoje além das maquinas tradicionais, as de bobinas, temos as rotativas elétricas e as pneumáticas. 
Modelo de maquina de bobina (com 1 bobina)
Como contei na primeira parte do guia completo da tatuagem o hábito de marcar a pele com desenhos é muito mais antigo do que parece e até mesmo alguns dos fósseis humanos mais antigos possuíam marcas na pele com significados e propósitos diversos. O que não me aprofundei na segunda parte do guia da tatuagem foi que um dos primeiros conceitos de máquinas elétricas de tatuagem foram na verdade feitos pelo inventor americano Thomas Edison (1847 – 1931) que entre outras grandes invenções criou a Lâmpada.
A American Eletric Pen foi a solução do jovem inventor de 28 anos, para copiar documentos. O ano era 1875 e ainda não existia nenhum gadget (além dos dedos) para realizar tal tarefa. A caneta elétrica perfurava o documento que se desejava copiar, fazendo o contorno das letras, ao mesmo tempo que a sua carga de tinta era transferida para a folha de baixo como mostra o exemplo abaixo.

16 anos depois, através das mãos de Samuel O’Reilly, a maquininha foi aperfeiçoada, adicionando-se a ela uma agulha especial. O que acelerou o processo de feitura das tattoos, que antes eram realizadas de forma muito parecida com a dos índios.
Charles Wagner, aprendiz de O’Reilly, seguiu os passos do mestre após a sua morte. Esse era o cartão usado por ele na época, e uma foto em que usa a caneta.
Muita coisa mudou desde aqueles tempos e hoje em dia as máquinas de tatuagem, além de mais potência e precisão ainda são mais leves e com chassis personalizados, chegando a serem verdadeiras peças de colecionador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos

A EVOLUÇÃO DA TATUAGEM OLD SCHOOL E O RETORNO AO ORIGINAL

Não dá pra falar de Old School sem falar de Sailor Jerry (1911-1973), um dos precursores do estilo tradicional. Ele é dono do design de vár...