EME INK TATTOO

Seja Bem Vindos ao EME INK TATTOO https://emeinktattoo.blogspot.com.br/

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Significados das Tatuagens a Arte que ninguém intende

As tatuagens são uma forma de arte corporal que atrai milhares de pessoas em todo o mundo. Curiosamente, ostentar uma tatuagem faz com que uma pessoa pareça moderna, entretanto, esta arte já existe há séculos. A forma como é feita foi modernizada, mas a essência de ornamentar o corpo com desenhos já existe há muito tempo.
Os tipos de desenhos são muito variados e encontrados para todos os gostos. Além disso, quem tem talento para desenhar pode criar algo exclusivo e personalizado ou pedir que um tatuador o faça. Assim como há variação de desenhos, seus significados também podem variar bastante.
O significado de uma tatuagem é algo bastante relativo, já que algumas pessoas se preocupam com o que a imagem representa, com o significado do desenho e o escolhem de acordo com o que pretendem representar, enquanto outras fazem a tatuagem apenas por sua beleza.
Tatuagem com Significado Explícito
Algumas tatuagens mostram claramente o seu significado e não é necessária nenhuma explicação pra que alguém o entenda. Tatuagens com nomes, por exemplo, são bem simples de serem interpretadas, principalmente por pessoas conhecidas. Quando se faz um coração com um nome, fica claro que a tatuagem representa o amor por alguém.
Tatuagens com palavras como fé, esperança, amor, trechos bíblicos, frases, etc., deixam bem claro o seu significado, já que basta ler para entender. As tatuagens escritas, em geral, costumam ter significado explícito. A não ser quando se trata de uma escrita em outro idioma e, principalmente, em ideogramas japoneses ou chineses, o que torna mais difícil a interpretação.
Tatuagens com Significado Subjetivo
A maioria dos desenhos usados em tatuagens tem significado subjetivo, ou seja, podem ter várias interpretações. Desenhos como borboletas, tigres, cobras, flores, duendes, etc. podem representar uma série de sentimentos, acontecimentos, atitudes, características pessoais, etc.
Esse tipo de tatuagem é ideal para quem deseja algo discreto. Afinal, o importante é o que o desenho representa para você e não para os outros. Para evitar especulações, você pode escolher um dos significados do desenho para dizer quando lhe perguntarem. Assim, manterá a sua intimidade e evitará que as pessoas fiquem curiosas a respeito do desenho.
Se você deseja ter uma tatuagem com um significado especial, pesquise bastante sobre o desenho que pretende fazer. Já que um mesmo desenho pode representar várias coisas. Aqui mesmo, em nosso site, você irá encontrar uma série de postaens com diversos tipos de tatuagens e seus significados.
Significados das Tatuagens
Está a procura do significado de uma tatuagem em especial? Veja abaixo a lista com os significados de cada tipo de tatuagem.

Significado das Tatuagens de Águia
A águia é um dos desenhos mais usados quando o assunto é tatuagem. Geralmente escolhida em sua maioria por homens, simboliza força, grandeza, poder e mais uma infinidade de coisas, conforme veremos a seguir. A águia é um símbolo importante em diversas culturas e, consequentemente, é uma excelente escolha quando se considera um desenho para uma tatuagem.
Nos Estados Unidos, as águias são consideradas um símbolo do patriotismo por muitos, e às vezes são desenhadas com as cores da bandeira americana para reforçar ainda mais essa ideia.
Para muitos cristãos, a águia é um animal abençoado por sua visão aguçada, o que pode representar a visão a partir de uma perspectiva espiritual, como se o animal pudesse ter a mesma visão que Deus, observando a tudo e a todos como uma forma de proteção. Tudo isso faz com que a águia seja uma escolha bastante popular para tatuagens.
Um Símbolo de Força
Quem opta por uma tatuagem de águia deseja simbolizar a força, disso não há dúvidas. A águia é como se fosse a rainha dos céus, uma ave majestosa e que, por esse motivo, foi e é tão usada em diversos símbolos e organizações, como exércitos, governos, legiões, etc. No cristianismo, a águia simboliza a ressurreição de Cristo e seu triunfo.
A águia é um animal extremamente inteligente e astuto, que observa muito antes de atacar as suas presas, com cautela e precisão. Todas essas características são marcantes e fazem com que o animal chame a atenção das pessoas, que desejam ser como ele, astutas e fortes.
Tipos de Tatuagens de Águia
Tattoos de Águia Embora não pareça, há muitas opções para se fazer uma tatuagem de águia. Os desenhos mais comuns são da águia com as asas abertas ou em posição de ataque, mostrando toda a sua imponência. Entretanto, há também as variações de desenhos combinados com a bandeira americana, em estilo tribal, asteca, celta, etc.
Em relação às cores, irá depender do tipo de desenho escolhido. Alguns modelos, como as tatuagens tribal, cesta e asteca, ficam mais bonitas apenas em preto. Já outras podem ganhar mais realidade quando usadas as cores reais da águia.
Falando em tamanho, eles podem variar de médio a grande, dependendo do tipo do desenho e do local do corpo escolhido para ser aplicado. Se for uma imagem com muitos detalhes, é indicado que se escolha uma área maior do corpo, como costas, braços, pernas.

Significado das Tatuagens de Âncora
É amplamente difundido que a âncora é um dos desenhos precursores e que mais ajudaram a difundir a fama da tatuagem ao redor do mundo. Mas sabe tudo que uma tattoo de âncora pode significar?
Os Primórdios da Tatuagem
Os marinheiros são considerados os grandes responsáveis por disseminar a tatuagem nos “tempos modernos”. Foi essa classe de trabalhadores que ostentavam suas tatuagens, já que isso os diferenciava enquanto grupo e mostrava o orgulho de sua profissão e ligação com o mar. A popularização das tattoos entre os marinheiros ocorreu no finalzinho do século XIX e início do XX. E qual era a principal tatuagem que figurava em partes visíveis de seus corpos, em especial nos braços? Justamente a âncora.
Reza a lenda que o primeiro marinheiro a tatuar uma âncora atravessou o Atlântico indo e voltando em segurança.
Foi assim que as tatuagens passaram a figurar na paisagem urbana cotidiana . E nesse embalo a âncora se tornou um dos desenhos mais populares entre as tattoos, fato que prevalece até os dias de hoje.
A Âncora na História do Homem
A âncora vem sendo símbolo relevante em diversas culturas ao longo da História. Em Roma, simbolizava Netuno, deus do mar. Antes disso, eram Amphitrite e Poseidon,  respectivamente deusa e deus do mar, que entre os gregos eram associados à âncora. Ainda na Grécia Antiga há Tritão: meio homem, meio peixe.
Indo para além do homem mediterrâneo, na rica mitologia escandinava há Rán, antiga deusa norsa cuja aparência é afetada por puxar âncoras. Passando para a mitologia hindu, há Varena, a deusa do oceano.
Já na Idade Média, entre os maçons é possível ver a âncora como substituta da escada de Jacob, representando materialmente a ascensão rumo à essência. Sempre houve ainda a possibilidade de agregar à âncora outros elementos,  atribuindo-lhe novos significados. No Renascimento era lugar comum o par golfinho-âncora como síntese do equilíbrio entre ação e pensamento. Já no Egito Antigo a âncora aparecia junto de uma embarcação,  sendo as curvas de sua parte inferior representante do feminino e o mastro ereto a virilidade, que somados representavam a criação.
A Âncora na Religião
É válido abrir um parênteses aqui para citar a âncora dentro do contexto religioso. No cristianismo primitivo, a âncora com o elo sobre a barra horizontal era utilizada como símbolo da Virtude, assemelhando-se assim à cruz e ainda com a vantagem de passar despercebida a não-cristãos.
É possível localizar até em Segundo Hebreus 6:19 uma citação direta à âncora: “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”.
Significado das Tatuagens de Âncora
Assim como no mar a âncora é sinônimo de firmeza para a embarcação, uma tatuagem com esse desenho pode representar firmeza, segurança, convicção, tanto física quanto ideológica. Em contrapartida, seu peso pode representar também um atraso, um fardo a ser carregado. A isso se ligam ideias de abrigo, proteção, apoio, estabilidade e confiança.

Significado das Tatuagens de Apanhador de Sonhos
Esse símbolo possui vários nomes, todos eles passando pela palavra “sonhos”, o que demonstra sua forte relação com o universo onírico: apanhadores de sonhos, filtro de sonhos, caçadores de sonhos ou catasonhos. Além desses, certamente há outros, porém todos indicando o mesmo sentido.
Esse amuleto, originalmente comum em culturas indígenas, ganhou grande popularidade ultimamente e já foi apropriado pela cultura Ocidental, ganhando a partir daí outras conotações. Seus fios emaranhados em formato de teia e suas penas já podem ser vistos balançando em muitas janelas e até mesmo desenhados em muitas peles.
Filtragem
Em resumo, para a cultura indígena responsável por iniciar o uso desse amuleto, todo sonho, seja ele bom ou ruim, contém uma mensagem para ser decifrada por aquele que o recebe. É exatamente para fazer a separação, deixando apenas os bons passarem e prendendo os maus em sua teia, que serve o filtro de sonhos.
Proteção
Os apanhadores de sonho seriam portanto responsáveis não por evitar pesadelos, mas evitar sim sonhos enganosos que são ocasionados pela aproximação de energias ruins. Também por conta dessa proteção que proporcionam é bastante comum vê-los pendurados em janelas, para nos proteger da entrada dessas energias más que não nos pertencem e que tendem a nos prejudicar.
Imaginação
Essas boas vibrações que o catasonhos proporciona afetam diretamente também a criatividade, abrindo a porta daquilo que se pode chamar de “outro mundo”, isto é, trazendo o universo próprio aos sonhos para a realidade.

Fotos de Tatuagens de Trevo
Para você que acredita na fé, amor, esperança e sorte, uma tatuagem de trevo será ideal para representar estes significados. O trevo de quatro folhas, simbolizado pela raridade, é um amuleto aos maus agouros e um símbolo para representar conquistas. Algumas pessoas costumam tatuar duendes segurando o trevo de quatro folhas, outras mantém uma harmonia entre o trevo e as estrelas, assim aumentando o significado de sorte entre eles.

Significado das Tatuagens de Bruxa
Quando se fala em bruxa, muitas pessoas já associam ao mal, e ter uma tatuagem com este desenho seria carregar consigo forças malignas. Será que isso é verdade? Para entender um pouco mais sobre o significado de se tatuar uma bruxa é preciso conhecer a origem destes seres mágicos.
É muito comum ouvir associações entre a bruxaria e os pactos demoníacos em troca de poder para destruir pessoas. Mas saiba que a história não é bem essa, as bruxas surgiram em uma época que o homem dependia do plantio e colheita para sobreviver. E quando os alimentos não cresciam de forma satisfatória, apelava-se para a magia para canalizar o poder dos deuses e, assim, ter colheitas fartas.
Nessa época, as bruxas eram vistas como mulheres sábias, que tinham o poder de usar sua magia tanto para trazer benefícios para as colheitas quanto curar doenças. Entretanto, algumas pessoas acreditavam que sua magia também pudesse ser usada para destruir e daí surgiu o medo e a “má fama” que as bruxas têm até hoje.
O que Realmente é a Bruxaria?
Significado das Tatuagens de Bruxa A bruxaria é considerada uma religião pagã, que se difere do cristianismo por cultuar vários deuses. A palavra pagã, nada tem a ver com forças diabólicas, e significa camponês. Isso porque, como surgiu entre os moradores do campo, que eram pessoas consideradas inferiores aos outros, fez com que o paganismo fosse visto como algo ruim, levando as pessoas a associarem essa “inferioridade” às forças maléficas.
E assim, cada vez mais a bruxaria foi associada ao mal. Hoje em dia é comum ver filmes e desenhos animados que mostram as bruxas como seres que promovem maldades, o que faz com que a imagem do ser mágico seja visto sempre como algo negativo.
Obviamente, houve e, provavelmente, ainda há, quem realize rituais de bruxaria para o mal, mas na essência, as primeiras bruxas e a grande maiorias das modernas, realiza rituais para canalizar energias para o bem.
As Bruxas e a Sabedoria Feminina
A palavras bruxa tem um significado bastante interessante em sânscrito, e quer dizer mulher sábia. Uma tatuagem de bruxa pode representar exatamente isso, a sabedoria feminina que fazia parte da bruxaria e que cada mulher carrega. Afinal, toda mulher parece ter uma magia, um mistério, e uma tatuagem de bruxa pode representar bem isto.
O desenho de bruxa para tatuagem é bastante personalizável e pode ser feito de acordo com o estilo de cada pessoa. Mulheres mais delicadas podem optar por um desenho menor, com cores suaves. Há também as versões de tatuagens com a silhueta de uma bruxa e diversas outras opções. Se você é uma mulher espiritualizada e deseja fazer uma tatuagem que represente a sabedoria e a magia de ser mulher, certamente irá encontrar um desenho de bruxa que tenha o seu estilo.

Significado das Tatuagens de Cruz
Talvez o símbolo mais facilmente identificável de todo Ocidente seja a cruz, com suas duas linhas que se cruzam em 90º, dividindo uma ou as duas ao meio. Sua popularidade converge com sua tradição, já que a cruz é um símbolo utilizado muito antes do Cristianismo, religião esta que se tornou a principal responsável por sua veiculação. Essa apropriação se deu a partir do século III, quando Roma instituiu o Cristianismo como religião oficial do Império latino.
A partir daí o símbolo passou a se disseminar tanto que se tornou indissociável da religião, como é o caso dos tempos atuais. Assim, quando falamos em significados para tatuagens de cruz, apesar de uma tattoo ser sempre um gesto de subjetividade daquele que a faz, não há como não pensar no viés religioso que a o símbolo carrega.
É difícil precisar antecedentes para a cruz ou mesmo as primeiras vezes que apareceu, mas diversas pesquisas apontam para a suástica hindu como a mais provável antecessora.
Crucifixo
O crucifixo é quando a cruz é representada junto do corpo de Cristo.
Cruz com inscrição INRI
A famosa inscrição INRI que encontramos em algumas representações  faz referência à inscrição que Pilatos mandou colocar sobre a cruz quando da crucificação de Cristo. A tradução da sigla para o português corresponde a “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”.
Ankh ou Cruz Ansata
Bastante parecida com a mais popular das cruzes, esse tipo de cruz egípcia já era vista como dotada de poderes sobrenaturais capazes de abrir a “fronteira da imortalidade”. Visualmente, é fácil reconhecê-la por conta do círculo ovalado na parte de cima.
Cruz de São Pedro ou invertida
Apesar de ter outro significado na tradição católica, remetendo a São Pedro, santo que preferiu ser crucificado de cabeça por não se considerar digno de ser executado como Cristo, hoje a cruz de cabeça para baixo está associada ao anticristianismo, sendo símbolo daqueles que se opõem à religião cristã. É relacionada ainda a rituais satânicos, ideia essa extremamente alimentado pela indústria cultural, em especial em filmes sobre possessões e satanismo.

Significado das Tatuagens de Coruja
Tatuagens de corujas são bastante marcantes, não dá para esquecer ou confundir o desenho de alguém que resolver tatuar uma coruja. Mas o que elas significam?
A Sabedoria da Coruja
A imagem da coruja sempre remete à noite. Por ser um animal que dá as caras no escuro, sua atenção e vigília constantes precisam ser capazes de ir além das trevas. É tão atenciosa como uma “mãe coruja”, a ponto de só piscar um olho – sim, corujas só piscam um dos olhos. Aliás, seus grandes olhos corroboram com a imagem da percepção apurada – a coruja veria o que os outros não veem, uma espécie de intuição capaz de ver além de todo fingimento e alcançar o “real”. Há até quem diga que o animal é portador do “terceiro olho’.
Muito por conta de ser aquela que conhece os segredos da noite, além de ser ela própria um segredo noturno, também simboliza a sabedoria, sendo muito associada ao conhecimento da filosofia. Outro aspecto relacionado ao espírito da coruja é como anunciador da mudança, mudança esta que comumente é vista como a morte literalmente, mas que pode ser metafórica, uma transição de vida mesmo.
A Coruja e a Bruxaria
Curiosamente, apesar de representar a sabedoria, portanto aquela que carrega as luzes do esclarecimento, por ser uma ave noturna e silenciosa a coruja é também relacionada ao oposto extremo: à obscuridade. Por isso as pessoas sentem medo, como de tudo mais que carrega consigo um ar de secreto, e para muitos encontrar uma coruja em seu caminho é sinal de mau agouro. É muito associada ainda à bruxaria e magia negra, e além disso há ainda os que dizem que o animal é dotado de poderes psíquicos, inclusive sendo representante do Anjo da Morte.
A Coruja em outras Culturas
Entre os indígenas americanos a coruja e a águia são vistas como uma espécie de opostos, tanto que a coruja é chamada de “Águia da Noite”. Enquanto ela tem uma ligação forte com a noite e a lua, a águia por sua vez se liga ao sol. Já citamos a bruxaria, e a coruja é ligada à bruxaria também entre algumas tribos indígenas americanas, além de ser vista como companheira da bruxa na cultura europeia. Na tradição asteca em especial é associada também à morte, e entre os celtas há também essa relação, principalmente se ela entra pela janela de uma casa em que está um doente, sendo vista como o responsável pela passagem da alma para o mundo dos mortos.
Na mitologia grega a coruja também aparece com destaque, como representação de Atena, deusa da sabedoria e da guerra. Dentre os romanos uma pena de coruja colocada próxima ao travesseiro de alguém significava que este teria seus segredos revelados durante o sono. Ainda entre os de Roma, uma coruja piando sobre um edifício público anunciava a morte de uma importante pessoa da comunidade.
Enfim, o que é certo é que a rica mitologia que cerca esse animal misterioso e instigante que é a coruja dá margem a muitas interpretações sobre o que uma tattoo em que ela figura de fato simboliza. É mais comum ser tatuada nos braços, pulsos e pés tanto de homens quanto de mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos

A EVOLUÇÃO DA TATUAGEM OLD SCHOOL E O RETORNO AO ORIGINAL

Não dá pra falar de Old School sem falar de Sailor Jerry (1911-1973), um dos precursores do estilo tradicional. Ele é dono do design de vár...